sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A nossa preparação para os Jogos Olímpicos é a oração. A China vem enfrentando catástrofes naturais, como terremoto, neve, praga de gafanhotos, efeitos da poluição do ar... e tem sido palco de grandes violações aos direitos humanos, caso dos conflitos no Tibete, a detenção em massa de pessoas sem qualquer acusação e a promoção de uma perseguição sem precedentes aos cristãos do país. Por isso nossa ação é a ORAÇÃO!

Confira aqui nossos pedidos de cada dia:

1º de agosto - Cerca de 15.000 atletas de 205 países competirão em 302 eventos de 28 modalidades esportivas diferentes. A China possui mais de 500 atletas participando da Olimpíada. Para os chineses isso é a concretização de um sonho já muito antigo. Peça a Deus que os atletas chineses tenham a oportunidade de ouvir a mensagem do evangelho através de atletas estrangeiros cristãos. Ore pedindo que o amor, a alegria e a paz irradiem da face dos cristãos de maneira que as pessoas sejam atraídas a uma vida verdadeira com Deus.

2 de agosto - Zhang Mingxuan, fundador da Aliança de Igrejas não-registradas, e sua esposa foram transferidos para cidade de Yanjiao, província de Hebei, após uma semana de ameaças e terão de ficar por lá até o final da Olimpíada. O governo acreditava que ele poderia ser um fator “instável” durante os jogos por ser alguém muito conhecido e que recebe estrangeiros importantes que visitam a China. Ore pedindo a Deus que os líderes das igrejas não-registradas sejam protegidos de ameaças e ataques, e para que eles não enfrentem perseguição por causa do contato com estrangeiros.

3 de agosto - Ore para que os cristãos que estiverem visitando a China durante os Jogos Olímpicos, sejam atletas ou turistas, deixem um testemunho poderoso e positivo de Jesus Cristo a todos os não-cristãos da China, incluindo aqueles que pertencem ao governo. Ore para que as igrejas locais tenham sabedoria para enfrentar os desafios que elas terão neste ano e para que as suas reuniões não sejam afetadas nem durante nem depois da Olimpíada. Interceda para que toda e qualquer atitude de má-fé por parte das autoridades seja desmascarada.

4 de agosto - A polícia chinesa estabeleceu postos de controle por toda a capital para aumentar a segurança. Recentemente um grupo terrorista islâmico conseguiu explodir dois ônibus, um em Xangai e outro em Yunnan. E prometeu novas ações durante a Olimpíada. Policiais estão revistando as pessoas na rua. A idéia é de prevenir a entrada de material perigoso, assim como pessoas suspeitas. Mas na prática isso também está sendo usado para controlar estrangeiros e ações evangelísticas junto ao povo chinês. Peça a Deus para que as medidas de segurança espalhadas pela cidade, como as revistas periódicas, não impeçam a movimentação e a ministração dos obreiros de Deus, tanto dentro como fora da cidade. Ore contra ataques terroristas e qualquer tentativa de envolver ministros cristãos em denúncias e conspirações políticas. Peça também para que Deus coloque policiais justos em posições nas quais possam ser instrumentos de Deus para abençoar os oprimidos e humilhados.

5 de agosto - Os chineses são um povo bastante materialista e supersticioso. A mídia local tem alimentado especulações sobre a morte de cinco animais mascotes do país, associando-as aos últimos eventos catastróficos, como os conflitos no Tibete, o terremoto de Sichuan, a neve, a praga de gafanhotos etc. As pessoas se questionam a respeito dessas coisas estranhas. Com isso, elas perdem a paz e a esperança, mas por outro lado, podem se abrir à Palavra de Deus . Ore pedindo para que sejam tocadas e abertas pelo Espírito Santo à verdade e a libertação que Jesus pode oferecer.

6 de agosto - Policiais de cidades interioranas foram chamados para ajudar nas cidades. Apesar da imigração da área rural para a urbana ser proibida, há uma grande massa de chineses que tem conseguido sair do interior rumo a Pequim. Devido ao grande número de protestos contra o crescimento desigual no país, os oficiais têm feito diversas prisões. A China é um dos raros países em que os suicídios na área rural superam os das áreas urbanas, pela falta de perspectiva de vida. Esses migrantes pretendem fazer pressão no período dos Jogos, para chamar atenção dos estrangeiros. Ore pedindo por justiça e por sabedoria no governo, de modo que medidas positivas sejam tomadas e dêem direitos e respeito aos cidadãos. Ore também por esses policiais que verão a bonança nas cidades, mas terão de voltar e ficar em suas vilas pobres no interior depois da Olimpíada.

7 de agosto - A Coréia do Norte, o país que mais resiste à entrada do evangelho no mundo e tem uma geração inteira de jovens que nunca ouviram falar em Deus ou Jesus, terá 60 atletas competindo em 10 modalidades. A pressão do governo para que eles tenham um bom desempenho é enorme. Em muitos casos, os atletas estão escravizados pelo medo de retaliação, caso não levem para casa os resultados esperados. Representantes do judô e futebol feminino têm chances de medalhas. Ore por esses atletas para que tenham paz e a oportunidade de conhecer atletas cristãos durante sua estada em Pequim. A pressão por medalhas também é muito grande entre os atletas chineses e cubanos porque seus governos querem mostrar através do esporte os seus grandes feitos. Ore por todos eles.

8 de agosto JEJUM e ORAÇÃO - A China possui os maiores centros de imprensa para a transmissão dos Jogos Olímpicos que jamais existiram. Ainda assim, o governo estabeleceu diversas restrições ao trabalho dos jornalistas, o que tem causado muitas críticas. As autoridades controlam todas as entrevistas. Já existem denúncias publicadas pelo ‘The New York Times’, de que pais que perderam filhos no terremoto foram “comprados” para não falar sobre o incidente com a imprensa. Ore para que os jornalistas presentes ao evento não sejam enganados pela falsa imagem de abertura do país. Ore para que eles entrem em contato com o sistema linha-dura no qual vivem os chineses e denunciem ao mundo. Ore pedindo que a voz dos nossos irmãos e irmãos perseguidos não seja abafada. Aproveite esse dia de consagração para reforçar os pedidos anteriores.

(Se você não puder orar nos dias determinados, programe-se para fazer uma semana de oração e jejum pela China em outros dias)

Nenhum comentário: